Bancos, supermercados, postos de combustíveis e comércio lideram autuações no Procon

O Procon divulgou, nesta segunda-feira (11), o balanço de atuações em Mato Grosso do Sul ao longo do ano passado e, mesmo 2020 sendo um ano atípico devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os bancos, os supermercados, postos de combustíveis e o comércio em geral foram os campeões de autuações.

Ao todo, foram realizadas 461 diligências, resultando em 265 autos de infração e 201 relatórios de visita ou constatação, quando não se registra irregularidades. O mês de setembro foi o período em que mais teve ações por terem sido constatadas verídicas a maior quantidade de denúncias realizadas por consumidores que tiveram seus direitos lesados por fornecedores.

Com 118 ações, o comércio em geral foi o campeão, estando englobados neste item, salões de beleza, estacionamentos, lojas de acessórios para celulares e de departamentos, clubes e restaurantes, entre outros. Na sequência, estão os supermercados, sendo 105 autuações, seguidos por bancos (92) e postos de combustíveis (66).

Inúmeros outros setores com menor ocorrência, mas, nem por isso, menos importantes foram penalizados devido a problemas na relação de consumo, estão farmácias, meios de transporte, instituições de ensino, clinicas e autoescolas.