Bancos retornam com atendimento presencial e já cometem irregularidades. Não é mesmo, Itaú?

Bastou os bancos voltarem com os atendimentos presenciais para que as autuações por inúmeros desrespeitos aos clientes também retornassem em Campo Grande. Ao atender denúncia feito pelos consumidores, uma equipe de fiscalização do Procon atuou, na manhã de ontem (24), a agência do Banco Itaú localizada na Avenida Eduardo Elias Zahran por estar descumprindo decreto municipal para este período de pandemia mundial do novo coronavírus (Covid-19).

Segundo o Procon, os clientes não estavam sendo atendidos e, quando os fiscais chegaram até o local, foi constatada a irregularidade e lavrado um auto de infração, pois, os funcionários da agência bancária estavam atendendo um consumidor por vez no caixa e os idosos estavam todos para fora do estabelecimento expostos ao sol. Com a presença da equipe do órgão de defesa do consumidor, os atendentes reorganizaram as filas e colocaram os idosos no interior da agência.

O Decreto Municipal nº 14.222, de 30 de março de 2020, estabelece a abertura das agências bancárias e as formas de organização com relação a prevenção à Covid-19. Entre as orientações está a de manter em todo atendimento, presencial ou mediante uso de terminais eletrônicos, a distância mínima de 1,5 m a 2 m entre atendidos e atendentes, bem como entre clientes/usuários dentro dos ambientes das agências.

Também de determinado que o ingresso no estabelecimento será feito em número proporcional à disponibilidade de atendentes, evitando aglomerações em seu interior e deve ser dado atendimento preferencial e especial a idosos, hipertensos, diabéticos e gestantes garantindo um fluxo ágil de maneira que estas pessoas permaneçam o mínimo de tempo possível no interior do estabelecimento.

Outra medida é manter todas as áreas de atendimento presencial, no interior da agência, com espaço de 10 m² para cada pessoa atendida, de forma a manter ventilação adequada, e efetuar o controle de acesso, mantendo trabalhador na porta da unidade, no horário em que as agências estiverem abertas para atendimento presencial emergencial, para orientar os clientes que buscarem atendimento.