Balística em arma apreendida com pistoleiro identifica uma execução na fronteira

Testes de balística realizados pela Divisão de Balística Forense da Polícia Nacional do Paraguai, utilizando o Sistema IBIS (comparações), na arma apreendida com um pistoleiro capturado na última sexta-feira (11) em Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia que faz fronteira com Ponta Porã (MS), o liga a vários crimes relatados recentemente na capital do Departamento de Amambay.

O pistoleiro foi identificado como Douglas Danilo Colmán, 18 anos, que foi recentemente recrutado pela facção criminosa brasileira Primeiro Comando da Capital (PCC). “As tatuagens que ele usa em seu corpo confirmaram isso”, disseram os agentes do Departamento de Investigação de Fatos Punitivos da Polícia de Amambay.

De posse do suspeito, foi encontrada uma pistola de calibre 9 mm, que, conforme a balística, foi usada no assassinato de Isabelino Ramón Argüello Soria, ocorrido no dia 31 de dezembro do ano passado em frente de uma boate na cidade de Pedro Juan Caballero.

Além disso, os testes também confirmaram que a arma foi usada no ataque registrado no dia 19 de maio de 2018 contra Alcides Gomez, cujo veículo foi atingido por 11 tiros, mas, milagrosamente, o homem não sofreu nenhum ferimento. Agora, os agentes estão envolvidos na busca do cúmplice de Douglas Colmán, que foi identificado como Ariel Escobar Celso Centurion, condutor da motocicleta utilizada nos crimes.

A prisão

Douglas Danilo Colmán foi preso por agentes de Investigação de Crimes no dia 11 de janeiro deste ano durante uma investigação sobre um ato de homicídio registrado em 31 de dezembro do ano passado, no qual Isabelino Ramón Argüello Soria perdeu a vida. Durante a prisão do suposto assassino, uma pistola de 9 mm da marca Glock foi apreendida em seu poder e foi enviada para a perícia balística.

O chefe de Polícia Rafael Gonzalez disse que o resultado balístico confirmou que a arma também foi usada para cometer outro homicídio e tentativa de homicídio na fronteira. Ele explicou que a perícia confirmou que a pistola foi usada para assassinar Isabelino Ramón Argüello Soria.

Segundo o especialista, a mesma pistola também foi usada em 19 de maio de 2018, quando dois assassinos atacaram Alcides Gómez, que circulava a bordo de seu veículo quando foi surpreendido pelos dois assassinos em uma motocicleta. Naquela ocasião, o veículo de Gómez recebeu um total de 11 tiros, mas, milagrosamente, ele não foi atingido por nenhum dos disparos.

Com o resultado da perícia da arma apreendida em poder do assassino, tende a se confirmar que Douglas Danilo Colmán seria o autor material desses dois eventos registrados no ano passado na fronteira. No mesmo fato, os comparsas de Colman identificados como Celso Ariel Escobar Centurión, que seria o piloto da motocicleta usada para realizar as matanças, está sendo procurados pela Polícia.