Avanço do PCC! Brasil vai doar helicópteros para o Paraguai combater narcotráfico, mas será que isso resolve?

O avanço das facções criminosas brasileiras PCC (Primeiro Comando da Capital) e CV (Comando Vermelho) sobre a região de fronteira do Paraguai com Mato Grosso do Sul motivou o ministro da Justiça do Brasil, Sergio Moro, a comunicar que pretende doar helicópteros ao país vizinho para fortalecer a luta contra o narcotráfico.

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, já enviou uma solicitação ao Congresso para que dois helicópteros da Polícia Federal sejam doados ao Paraguai. A medida visa fortalecer o controle de fronteiras entre o Paraguai e o Brasil, no âmbito da luta contra o narcotráfico.

A Polícia Federal brasileira investirá cerca de R$ 103 mil na doação da aeronave, que inclui a transferência de dois Bell 412 Classic de Brasília (DF) para Foz do Iguaçu (PR). O restante das despesas será custeado pelo governo paraguaio.

A doação será feita uma vez aprovada na Câmara dos Deputados do Brasil, onde ainda não há data para a análise da ordem. Em janeiro passado, a ministra da Justiça, Cecilia Pérez, se reuniu com Sergio Moro na sede do Ministério da Justiça do Brasil.

A visita ao país vizinho ocorreu após a fuga de 76 presos da Penitenciária Regional de Pedro Juan Caballero, em 19 de janeiro. Naquela reunião, as autoridades trocaram experiências e conhecimentos para reforçar a segurança do sistema penitenciário paraguaio.