Ataque de pistoleiros mata ex-piloto de Pavão com mais de 100 tiros; 28 morte esse ano

Um homem de nacionalidade paraguaia, que teria sido piloto do famoso narcotraficante brasileiro Jarvis Chimenes Pavão, foi morto a tiros na noite de ontem (18) no centro de Ponta Porã (MS), que faz fronteira com a cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero.

O ex-piloto foi identificado como Jorge Enrique Fernández, um paraguaio de 29 anos, residente na cidade de Antequera, no Departamento de San Pedro, enquanto o outro homem seria Emerson Mereles, que estava de carona e apenas ficou ferido.

Essa execução reforça a média de um assassinato a cada três dias na região fronteiriça, já que, desde 1º de janeiro até 18 de março, ou seja, um total de 77 dias, já foram 28 mortes por tiros nas cidades localizadas na área, tanto do lado paraguaio, quanto do lado sul-mato-grossense.

No caso desse último, a execução ocorreu às 19h30 de ontem, quando o ex-piloto de Pavão deixou sua residência localizada no centro de Ponta Porã, a bordo de um caminhão da marca Toyota Hillux, placa QAF-6000, de Ponta Porã (MS). De acordo com o relatório, a apenas um quarteirão foi atacado pelos pistoleiros que viajavam a bordo de um veículo de cor branca.

Os criminosos usaram fuzis calibres 5,56 mm e 7,62 mm contra a vítima, sendo que o veículo recebeu mais de 100 tiros. Jorge Fernandez morreu instantaneamente, enquanto Emerson Mereles foi transferido para o hospital em Ponta Porã em estado grave.

Jorge Enrique Fernandez já tinha sofrido um ataque similar em 17 de maio de 2016 na linha internacional, dias antes do atentado que matou o narcotraficante Jorge Rafatt Toumani, o “Rei da Fronteira”. No entanto, apesar de o veículo onde estava ter sido alvejado por vários tiros, ele conseguiu sair vivo.

De acordo com fontes no submundo da máfia na fronteira, a morte faz parte da determinação da facção criminosa brasileira PCC (Primeiro Comando da Capital) de eliminar todos as pessoas ligadas a Jarvis Chimenes Pavão para impedi-lo de se reorganizar e tentar retomar o poder novamente.

As mesmas fontes indicam que é possível que nos próximos dias podem ser registrados mais ataques e mortes entre os “soldados” do PCC e do grupo de Jarvis Chimenes Pavão, que está preso no Presídio Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte.

Dada a essa situação, vários homens que ainda respondem a Jarvis Chimenes Pavão estariam armados para tentar resistir aos ataques do PCC e essa situação poderia resultar em confrontos sangrentos em ambos os lados da fronteira.

Veículo queimado

Nesta manhã (19), o veículo supostamente usado pelos pistoleiros para matar o ex-piloto Jorge Enrique Fernández, mais conhecido como “Pica”, em Ponta Porã, foi encontrado no Bairro de Cerro Coraí. O veículo Toyota foi encontrado em chamas a cerca de sete quilômetros do centro de Pedro Juan Caballero.

Segundo os investigadores da Polícia, o veículo foi roubado no Estado de São Paulo e dentro dele foi encontrado uma cápsula de munição calibre 7.62 mm, o que reforça a tese de que teria sido utilizado pelos pistoleiros que decidiram queimá-lo a fim de desaparecer com as evidências e impossibilitar a sua identificação.

Informações colhidas no lugar, segundo os investigadores, serão repassadas aos investigadores do SIG (Setor de Investigações Gerais) da Polícia Civil para dar suporte às investigações sobre o ataque dos pistoleiros na cidade de Ponta Porã.