Argentinos elegem Pedro Juan Caballero como a nova rota do tráfico de drogas na América Latina

Uma investigação conduzida por um canal de televisão argentino Telefe Notícias chama a cidade de Pedro Juan Caballero, localizada na fronteira do Paraguai com o Brasil, como a nova rota do tráfico de drogas na América Latina.

O repórter Nacho Giron, da Telefe Notícias, encontrou em Pedro Juan Caballero uma rota de tráfico de drogas e para o jornalista argentino a cidade, que faz fronteira com Ponta Porã (MS), é a “nova capital narcotráfico na América Latina”.

A equipe de reportagem da Telefe Noticias está conduzindo uma investigação na capital do Departamento de Amambay, considerada um território dos narcotraficantes por excelência porque de todos os incidentes graves envolvendo tráfico de maconha, principalmente, são registrados na região.

Nacho Giron relatado a equipe de reportagem decidiu viajar para a região porque ficou assustada com a quantidade de plantações de maconha que é encontrada no local e pela total impunidade dos responsáveis.

“Nós queríamos vir e ver o que é mito e o que é realidade. Certamente para vocês como cidadãos do Paraguai sabem melhor o que acontece em Pedro Juan Caballero, mas fomos surpreendidos pela quantidade de plantações de maconha, que pode chegar a até 70 mil hectares”, disse o jornalista.

Outro ponto que também chamou a atenção e até foi destaque em sua conta Twitter é a facilidade com que armas de fogo são utilizadas pelas pessoas nas ruas, bem como em supermercados e hotéis. “A situação é comum na zona fronteiriça há muitos anos, o que pode explicar os mais altos índices de violência”, declarou, informando que a série de reportagem está sendo chamada de #ElCaminoDeLaMarihuana e já tem um grande número de espectadores na Argentina.