Após sufoco, comerciantes e políticos celebram reabertura da fronteira com Ponta Porã

Após sete meses de fechamento da fronteira do Paraguai com Mato Grosso do Sul devido à pandemia mundial do novo coronavírus (Covid-19), nesta quinta-feira (15) os comerciantes e políticos de Pedro Juan Caballero celebraram a abertura oficial da fronteira com Ponta Porã (MS), que desde ontem (14) já estava liberada para a entrada dos turistas brasileiros.

Com fogos de artifício e carregando bandeiras do Paraguai, do Brasil, do Departamento de Amambay, do município de Pedro Juan Caballero e da Câmara de Comércio e Indústria, políticos e comerciantes fizeram ato público para comemorar a reabertura da fronteira entre os dois países.

Entre as autoridades presentes no ato estão o senador Ancho Ramirez, o governador de Amambay, Ronald Acevedo, e o intendente de Pedro Juan Caballero, José Carlos Acevedo. A bandeira brasileira foi carregada pelo representante da Prefeitura de Ponta Porã, o vereador Marcelino Nunes (PDT).

Desde 8 horas o trânsito de brasileiros e paraguaios está livre entre Pedro Juan Caballero e Ponta Porã e entre Salto del Guairá e Mundo Novo. Os turistas brasileiros poderão entrar em Pedro Juan Caballero até 22h (21h em MS), mas não podem ultrapassar os 30 km além da Linha Internacional. Em Salto del Guairá a circulação de brasileiros será livre das 6 às 21 horas.

Segundo o intendente de Pedro Juan Caballero, mais de cinco mil funcionários do comércio da cidade ficaram desempregados, mas, agora devem ser recontratados novamente. O vereador Marcelino Nunes completa que o comércio de Ponta Porã também sofreu com a pandemia e 500 empresas fecharam as portas, demitindo centenas de trabalhadores.

As lojas do centro da cidade paraguaia reabriram em maio, mas como a fronteira continuou fechada, o faturamento do comércio pouco mudou em relação ao período de fechamento. Quase 90% das vendas são feitas a brasileiros. Em julho, com autorização do governo paraguaio, comerciantes locais instalaram pontos de delivery para entregar mercadorias a clientes brasileiros.

Nas últimas semanas, no entanto, a fiscalização por parte dos militares paraguaios foi reduzida e muitos turistas brasileiros voltaram a circular em Pedro Juan Caballero. No dia 5 deste mês, já esperando a reabertura oficial da fronteira, as duas maiores lojas da cidade, o Shopping China e o Planet Outlet voltaram a funcionar.

Na noite desta quarta-feira (14), o governo brasileiro publicou portaria 478 da Casa Civil atualizando as regras sobre as fronteiras para permitir a entrada de cidadãos paraguaios, reciprocidade necessária para garantir a reabertura dos acessos entre os dois países.

Conforme a portaria, as restrições ainda em vigor não impedem a entrada de estrangeiros no País por via terrestre, entre a República Federativa do Brasil e República do Paraguai, desde que obedecidos os requisitos migratórios adequados à sua condição, inclusive o de portar visto de entrada, quando este for exigido pelo ordenamento jurídico brasileiro.