Após ameaça à Procuradora-Geral, EUA oferece apoio ao Paraguai contra as facções criminosas brasileiras

O governo dos Estados Unidos ofereceu, oficialmente, apoio ao presidente do Paraguai, Mário Abdo Benítez, no combate às facções criminosas brasileiras PCC (Primeiro Comando da Capital) e CV (Comando Vermelho), que atingiu seu ápice com a divulgação de vídeos com ameaças de morte à procuradora-geral do Paraguai, Sandra Quinónez.

Embaixador dos Estados Unidos no Paraguai, Lee McClenee, anunciou o suporte para as autoridades paraguaias através da rede social Twitter, que foi respondido pela mesma via pelo presidente Abdo Benitez. “O Ministério Público é uma instituição fundamental para o Estado de direito e segurança para todos os paraguaios”, diz a mensagem do embaixador.

Pelo twitter disse que os EUA oferece apoio ao governo paraguaio para, além de outras coisas, garantir a segurança do Ministério Público.

“A segurança do procurador-geral do Estado e todos os paraguaios é uma prioridade em nosso governo. Agradeço a oferta da valiosa cooperação do governo dos Estados Unidos sobre o assunto”, disse Abdo Benitez.

A segurança do Procurador Geral do Estado e de todos os paraguaios é uma prioridade em nosso governo. Agradeço a oferta da valiosa cooperação do governo dos Estados Unidos no assunto @UsAmbPy @laembajada

Ontem, por meio de vídeo, o Comando Vermelho ameaçou matar Quiñónez, supostamente em razão do dano que as autoridades estavam fazendo contra o grupo criminoso, que tem um de seus líderes presos no Paraguai, Marcelo Pinheiro, mais conhecido como Marcelo Piloto, cujo processo de extradição para o Brasil está quase concluído.