Ao contrário dos deputados que só ficam no blá..blá..blá… Câmara vai abrir frente a Energisa!

Após Procon acender o sinal de alerta e notificar a Energisa para apresentar, em 10 dias, respostas para as inúmeras reclamações aos valores cobrados na conta de luz, a Câmara de Vereadores de Campo Grande sai na frente da Assembleia Legislativa deverá instaurar, nesta quinta-feira (31), uma Comissão Especial para investigar possíveis irregularidades na atuação da Energisa na Capital, sendo que três vereadores deverão compor o colegiado.

Os vareadores André Salineiro () e Vinicius Siqueira () encabeçam o movimento na Casa de Leis.

A empresa, responsável pelo fornecimento de energia elétrica no município, tem sido alvo de inúmeras reclamações e, segundo consumidores, tem cobrado valores abusivos nas contas de luz. Essas reclamações já foram foco de debate na Casa de Leis e, em agosto, os vereadores aprovaram um requerimento cobrando informações sobre a atuação da empresa em Campo Grande.

A Câmara discute o aumento das tarifas desde o surgimento das primeiras reclamações, em janeiro deste ano, ainda durante o recesso parlamentar. À época, a Casa sediou reunião pública sobre o problema e o coordenador comercial da Energisa, Jonas Ortiz, descartou irregularidades nos valores cobrados nas contas. Ainda, justificou que o recorde de calor resultou no aumento do consumo de energia e, consequentemente, nas altas constatadas nas contas.

As respostas não convenceram os vereadores e, no mês seguinte, mais de 210 vereadores de 54 municípios de Mato Grosso do Sul compareceram à audiência pública convocada pela Câmara da Capital para debater os aumentos expressivos registrados nas contas. Inicialmente, o pedido feito pelos vereadores Vinicius Siqueira e André Salineiro foi de criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito).

Os parlamentares conseguiram reunir 11 assinaturas, no entanto, a Procuradoria Jurídica da Casa orientou pela criação da Comissão Especial, já que a matéria não é de competência Casa, por se tratar de uma concessão estadual. Segundo o presidente da Câmara, vereador João Rocha, essa Comissão procederá os estudos e levantamentos necessários para que, posteriormente, novos encaminhamentos sejam feitos.

Vai vendo!!!!