Ano novo, problemas velhos! Força-tarefa do Procon e Decon checa preços e orienta proprietários de livrarias na Capital

Uma força-tarefa formada por fiscais do Procon e agentes da Decon (Delegacia do Consumidor) está percorrendo as livrarias e papelarias de Campo Grande (MS) para verificar os preços que estão sendo cobrados na comercialização de material escolar.

Até o momento, já foram visitados oito estabelecimentos comerciais especializados, notadamente porque os pais ou responsáveis por estudantes, em grande quantidade, estão procurando adquirir os itens relacionados nas listas liberadas pelas escolas particulares levando em consideração a possibilidade de início das aulas em futuro próximo.

Na realidade, a intervenção dos órgãos de defesa do consumidor tem a finalidade preventiva e orientar, visando evitar que os valores cobrados sejam divergentes dos que constam na pesquisa realizada recentemente. Com isso, garantir que o consumidor não seja prejudicado, pagando mais caro do que foi declarado quando do levantamento de preços.

Ainda durante a ação, foram entregues kits contendo, entre outros documentos, exemplar do Código de Defesa do Consumidor, placa demonstrando a sua existência e que está à disposição para consulta, coletânea de leis de defesa do consumidor emitidas tanto pelo Estado como pelo município e demonstrativo do passo a passo para cadastramento no programa Procon Legal, Comércio Legal.