Alerta de descontrole: Covid-19 já contaminou uma em cada 14 pessoas em Campo Grande

Apesar das medidas preventivas adotadas pela Prefeitura Municipal, o avanço da Covid-19 em Campo Grande (MS) continua fora de controle. Na média, um a cada 14 campo-grandenses já contraíram o novo coronavírus e, praticamente, um a cada dois casos novos da doença em Mato Grosso do Sul é registrado na Capital, que bateu seus próprios recordes e já atingiu a média de 245 novos casos confirmados por dia desde o início da pandemia, em março do ano passado.

Segundo o jornal O Estado MS, em setembro do ano passado, quando a impressão era de que enfim a doença havia dado um tempo à cidade, permitindo à prefeitura afrouxar as medidas restritivas impostas, esse número chegava à sua mais baixa marca, 87 casos novos diários. No âmbito estadual, a coisa não fica muito distante e um em cada 19 sul-mato-grossenses já foi infectado pelo novo coronavírus.

Para os infectologistas, a explicação é uma só: desrespeito às medidas sanitárias. Eles explicam que há um sentimento de que o pior já passou, quando na verdade estamos enfrentando a segunda onda, que já tinha sido alertada. O respeito às medidas ainda é o melhor remédio enquanto a vacina não chega.

Após suspender, o toque de recolher voltou a dar as caras das 22h às 5h e seguirá assim até o dia 21. A gestão estadual de Reinaldo Azambuja seguiu a norma e prorrogou a medida restritiva por mais 15 dias. Mato Grosso do Sul chegou a ter a maior ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) por contaminados pelo coronavírus do país na virada do ano. Passados oito dias, contudo, a recuperação foi tímida e a ocupação atual está em 85% na rede pública.

Os dados levantados pela SES (Secretaria Estadual de Saúde) ainda apontam que três hospitais de Campo Grande registram taxa de ocupação em 100% de leitos de UTI COVID: Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, Hospital Adventista do Pênfigo e a Clínica Campo Grande. Ao mesmo tempo, no fim de semana passado, o índice de isolamento social do Estado ficou em 38,3%, segundo o Mapa Brasileiro da COVID-19, elaborado pela startup In loco. Com esse resultado, MS é apenas o 14º com maior percentual de distanciamento no país.