Agora! Violento confronto na fronteira com o Paraguai deixa pelos menos 5 mortos nessa manhã

Um tiroteio começou na manhã desta quarta-feira (01) entre a Polícia e pelo menos 25 homens fortemente armados em uma sala em Amambay já provocou pelo menos cinco mortes. De acordo com as primeiras informações, os criminosos seriam seqüestradores e traficantes de drogas.

A área de confronto é no Bairro Karapã’iy, em Capitán Bado, cidade paraguaia que faz fronteira com Coronel Sapucaia (MS). Após trabalho de inteligência, a Polícia conseguiu encontrar um grupo composto por cerca de 25 homens, aparentemente todos sequestradores e traficantes de drogas.

Os agentes chegaram a uma fazenda, em uma área arborizada, seguindo pistas em torno de um aparente núcleo do Comando Vermelho, explicou o promotor de Justiça Marcelo Pecci, chefe da operação pelo Ministério Público do Paraguai.

Até agora há pelo menos cinco mortes, embora não seja descartado que o saldo seja ainda maior. “Nós temos cinco mortos. Como você pode ver, é uma área arborizada e as obras continuarão. Vamos arrecadar a área para ver se há mais pessoas mortas “, disse ele.

O agente do Ministério Público mencionou que se trata de um grupo que opera em Capitán Bado, com infraestrutura suficiente para traficar armas e cocaína. “É um grupo importante da região. Eu acho que com isso o núcleo deles ficou sensivelmente diminuído. É um grupo de apoio do Comando Vermelho”, explicou.
O promotor Marcelo Pecci comentou que essa operação foi possível após muitos meses de investigação. “Foi muito difícil detectar esse grupo. É um terreno com muitas encostas. O fato de entrar aqui já tinha um risco grande” disse ele.

Ele mencionou que a chuva ajudou em certa medida o “fator surpresa”, já que os sobreviventes não podiam usar todo o poder de fogo de suas armas, o que, a julgar pelas evidências, era de grande magnitude.
Pecci disse que no rancho em questão os narcotraficantes montaram um forte aparato, onde tinha uma organização parecida com a de uma milícia “Eles tinham uma torre de segurança, com um veículo não mais de 100 metros já preparado para reagir a qualquer momento com dois atiradores”.
O agente comentou que neste quartel também tinham mulheres e crianças. A mata densa é grande. Os policiais estão vasculhando para ver se há mais pessoas mortas e também evidências, como armas ou algum tipo de celular que podem ajudar a estabelecer outras conexões.

A força tática usou carro blindado e inicialmente se previa o apoio de um helicóptero, mas a inclinação do tempo não permitia isso.
Além dos cinco mortos e cinco detentos, pelo menos uma dúzia de pessoas conseguiu fugir no meio do tiroteio e entrar mata.  A peração ainda está em andamento, já que os fugitivos podem estar armados em uma cidade próxima.