Agora o cerco vai fechar e o bicho vai pegar! Exército e PF fazem operação na fronteira com Paraguai

O avanço das ações criminosas orquestradas pelas facções brasileiras PCC (Primeiro Comando da Capital) e CV (Comando Vermelho) na região de fronteira do Paraguai com o Mato Grosso do Sul mobilizou as autoridades locais, que pediram reforço ao Exército e à Polícia Federal para minimizarem os efeitos maléficos junto à sociedade.

Em resposta, Exército e PF vão realizar, ainda nesta semana, trabalho conjunto de controle e policiamento da fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai, conforme informações divulgadas pelo jornal Correio do Estado. Trata-se da operação Integrada Sul e o seu objetivo é a repressão às ações do crime organizado nessa região, especialmente o tráfico de drogas e de armas, além do contrabando de cigarros e outros.

De acordo com a Polícia Federal, o trabalho operativo contará com efetivos da própria PF e militares em trabalhos ostensivos, buscando conter e entrada e o transporte de produtos vindos do país vizinho, destacadamente drogas, armas, munições ilegais e demais produtos ilícitos.

Além das fiscalizações, serão realizadas ações de inteligência com o intuito de mapear estradas vicinais utilizadas para burlar a fiscalização de entrada em território nacional, com foco na linha internacional. As ações serão realizadas nos períodos diurno e noturno, com o objetivo de impedir as ações criminosas sem solução de continuidade, durante o período da operação.

Além disso, o Governo do Estado estabeleceu reivindicações para manter o convênio com o Ministério da Justiça também para combate ao narcotráfico na fronteira. Estão sendo requisitadas a construção de sede da Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico e instalações para um instituto de análise laboratorial forense.