Agora é Marcos X Marcos: Promotor não engole mentiras de prefeito eleito e investiga atuação na AL

A guerra foi declarada!

O Ministério Público, ou pelo menos parte dele, está interessada na história do prefeito eleito. Principalmente no seu passado e nas suas atuações dentro do serviço público.

O promotor de Justiça, Marcos Alex Vera de Oliveira, abriu procedimento conforme o Diário Oficial do MP do dia 03 de Novembro, para investigar a atuação do deputado Marcos Marcello Trad, dentro do quadro da Assembleia Legislativa.

Na inicial ele argumenta que pretende “apurar eventual ofensa aos princípios da legalidade e moralidade administrativa, consistente na nomeação da pessoa de Marcos Trad, para o exercício de cargo efetivo no âmbito da ALMS, sem concurso público, em inobservância ao disposto no art. 19, dos Atos das Disposições Constitucionais Transitórias – ADCT, bem como eventual cumulação indevida de vencimentos por parte do aludido servidor. Campo Grande-MS, 27 de outubro de 2016. MARCOS ALEX VERA DE OLIVEIRA – Promotor de Justiça (Designado pela Portaria n. 2681/2016/PGJMS, de 12 de setembro de 2016).

Marcos Alex já teria em mãos, nesse curto espaço de tempo, uma quantidade razoável de documentos que mostram o que Marquinhos Trad tentou esconder durante a campanha política.

Holerites da Câmara e da Assembleia além de documentos fiscais, leia-se (Imposto de Renda) do nobre deputado que desnudam as mentiras e mostram a imoralidade, quiçá, a ilegalidade dos atos.

Vale lembrar que o promotor atuou por vários anos como coordenador do Gaeco – Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado. Ou seja, não costuma perder a viagem.

Esse duelo vai dar o que falar!!!

Já se foi aquele tempo em que durante campanha eleitoral, dezenas de denúncias eram lançadas ao vento apenas para prejudicar adversários. Poderia ser dito qualquer coisa, pois encerrado o pleito nada era apurado.

Durante a última campanha eleitoral o deputado estadual Marcos Marcello Trad (PSD) foi acusado de ser funcionário fantasma na Assembleia Legislativa. No ano de 1986 ele teria sido foi nomeado para atuar no gabinete do próprio pai, isso enquanto concluía o curso de direito na cidade do Rio de Janeiro ou seja, uma evidente incompatibilidade de estar presente simultaneamente nas duas localidades. Apesar de não ter realizado concurso público, foi efetivado no cargo que ganhara de presente do pai.

No ano de 1997 em mais uma benesse familiar, Marcos Marcello Trad assumiu a Secretária Municipal de Assuntos Fundiários, durante a gestão do prefeito e padrinho, André Puccinelli como prefeito de Campo Grande.

Em 2004 Marcos Marcello Trad foi eleito vereador, e ainda segundo a denúncia, enquanto atuava no legislativo municipal, continuou recebendo cumulativamente os proventos da Assembleia Legislativa.

Em 2006 ele volta para Assembelia Legislativa, dessa vez eleito deputado estadual pelo PMDB, fato que se repetiu nos anos de 2010 e 2014.

Embora tenha sido eleito prefeito, durante a campanha de 2016, nunca respondeu satisfatoriamente as indagações sobre as inconsistências do histórico de sua vida funcional. Limitava-se a dizer que seriam apenas insinuações e ataques pessoais. E que já teria sido investigado por conta dessas acusações.

A discussão foi parar na tribuna da AL MS, e no que mais parecia um debate eleitoral, o deputado Marcos Marcello Trad (PSD) sugeriu a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar as contratações de todos os deputados da casa, com especial referência pela apuração das nomeações nos gabinetes dos tucanos, já que sua adversária política era a vice governadora Rose Modesto (PSDB).

A divulgação de uma conversa entre os deputados Paulo Correa (PR) e Felipe Orro (PSDB), tratando o que aparenta ser uma forma de burlar o controle de frequência por meio de fichas fictícias mudou o tom dos debates. O que poderia ser apenas falácia para conquistar carisma de eleitores, acabou ganhando proporções irretratáveis. E agora existe forte pressão por explicações e punições.

Quanto ao futuro prefeito, as indagações que durante a campanha ficaram sem resposta, agora deverão ser respondidas diretamente ao Ministério Público Estadual, que por meio da 29ª Promotoria de Justiça, tornou público a abertura de um procedimento Preparatório para apurar as denúncias envolvendo o deputado estadual Marcos Marcello Trad (PSD).

Segundo publicado no Diário Oficial do Ministério Público (DOMP), o procedimento pretende apurar eventual ofensa aos princípios da legalidade e moralidade administrativa, consistente na nomeação de Marcos Trad para o exercício de cargo efetivo no âmbito da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, sem concurso público, em inobservância ao disposto no art. 19, dos Atos das Disposições Constitucionais Transitórias – ADCT, bem como eventual cumulação indevida de vencimentos por parte do aludido servidor. Campo Grande-MS.

 

Mato Grosso do Sul • Campo Grande • 3 de novembro de 2016 | DOMP-MS nº 1391 | 16

Edital nº 082/2016 A 29ª Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social da Comarca de Campo Grande/MS torna pública a instauração do Inquérito Civil abaixo especificado, que está à disposição de quem possa interessar no site do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul. Procedimento Preparatório nº 06.2016.00001391-3

Requerente: C. R. P.

Requerido: M. M. T.

Assunto: Apurar eventual ofensa aos princípios da legalidade e moralidade administrativa, consistente na nomeação da pessoa de M.M.T., para o exercício de cargo efetivo no âmbito da ALMS, sem concurso público, em inobservância ao disposto no art. 19, dos Atos das Disposições Constitucionais Transitórias – ADCT, bem como eventual cumulação indevida de vencimentos por parte do aludido servidor. Campo Grande-MS, 27 de outubro de 2016. MARCOS ALEX VERA DE OLIVEIRA – Promotor de Justiça (Designado pela Portaria n. 2681/2016/PGJMS, de 12 de setembro de 2016).