Agente faz aniversário e mata jovem como “presente”. Shopping dos Ypês pode ser responsabilizado pelo crime

Joseilton de Souza Cardoso é o agente penitenciário federal que nas primeiras horas de hoje (24/09) matou a tiros o jovem Adílson Ferreira dos Santos de apenas 22 anos (foto acima). O crime aconteceu no estacionamento do Shopping Bosque dos Ipês, localizado no bairro Parque dos Novos Estados, região norte da cidade.

Segundo o que foi apurado até agora, era aniversário do agente federal que estava de folga e foi comemorar seu dia no show da dupla Henrique e Juliano.

Em determinado momento o jovem Adílson avistou Joseilton com andar cambaleante, em visível estado de embriaguez, quase caindo ao chão em razão do desequilíbrio. Ao tentar ajudá-lo a se apoiar eles acabaram se desentendendo.

Joseilton Cardoso então sacou sua arma e atirou a queima roupa, atingindo o jovem Adílson no peito. Bombeiros Civis que trabalham no Shopping Bosque dos Ipês chegaram a prestar os primeiros socorros e realizaram massagem cardíaca por aproximadamente 40 minutos. Mas em virtude dos graves ferimentos o jovem veio a óbito.

A legislação que regula a posse e o porte de armas proíbe expressamente em qualquer situação a entrada e permanência de pessoas armadas em locais de aglomeração pública. E prevê ainda que os promotores de eventos poderão ser responsabilizados por permitir a entrada de pessoas armadas nos locais com lotação acima de mil participantes.

A Administração do Shopping emitiu uma nota informando que Joseilton de Souza Cardoso foi autorizado a entrar armado no local do evento porque possui porte de armas. A nota informa também que o evento foi realizado com apoio da Polícia Civil e Polícia Militar.  E que o Bosque dos Ipês ajudará na apuração dos fatos.

Joseilton de Souza Cardoso tem 37 anos, é natural do Rio Grande do Norte. Foi aprovado para o DEPEN (Departamento Penitenciário Nacional) em um concurso público promovido pela Cespe/UNB em 2015. Mas só foi convocado para assumir o cargo em 25 de janeiro de 2017.

A convocação dele e de outros 380 candidatos foi uma resposta do Governo Federal contra as críticas pela falta de investimento no sistema penitenciário, depois das rebeliões ocorridas em presídios do Amazonas, Acre e Rio Grande do Norte, que deixaram o saldo de mais de uma centena de presos brutalmente mortos, durante a guerra deflagrada entre facções rivais.

Joseilton de Souza Cardoso foi preso em flagrante e está preso até o momento. Mas sua defesa deve entrar com um recurso para tentar colocá-lo em liberdade.