Ação conjunta: Polícia prende bando e desarticula plano de libertar Marcelo Piloto no Paraguai

Uma operação conjunta entre a Polícia Federal do Brasil e a Senad (Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai) impediram o resgate de Marcelo Fernando Pinheiro Veiga, mais conhecido como “Marcelo Piloto”, que está preso em território paraguaio desde o fim do ano passado e é considerado um dos maiores traficantes de drogas do Brasil.

A ação policial resultou na prisão de cinco pessoas na noite desta quinta-feira (04) em uma casa localizada na cidade e Assunção, capital do país vizinho. Os presos tinham saído de comunidades controladas pela principal facção criminosa do Rio de Janeiro, o CV (Comando Vermelho), e viajado até o Paraguai para libertar o chefe do bando.

A ideia, de acordo com os policiais envolvidos na ação, era colocar o plano em prática no próximo fim de semana. Os criminosos foram identificados como Alan Neves da Conceição, 26 anos, Juarez Italo Paiva Neto, 37 anos, Marisa de Souza Penna, 24 anos, mulher de Marcelo Piloto, segundo a Polícia Federal, Wanderson Pereira de Paula Silva, 20 anos, e Thiago Lucas Gonçalves, 23 anos.

O bando estava escondido em uma casa localizada na Rua Capitán José Domingo Jara, em Assunção. Segundo os agentes, Marcelo Piloto teria orientado seus comparsas para agirem no fim de semana, porque seria a ocasião adequada, já que o presídio onde cumpre pena no Paraguai, nestes períodos, seria guardado por policiais sem experiência.

Durante a operação, que, até o fim da noite de quinta-feira, ainda não havia sido concluída, os policiais encontraram uma espécie de mapa, onde estava “arquitetado” o método de ação que seria utilizado pelo bando no resgate. Ainda conforme informou a PF, as investigações apontaram que mais integrantes do bando estão envolvidos no esquema — um total de 15 pessoas.

Com a equipe reduzida, os agentes decidiram focar a ação para a residência onde, além dos criminosos, estaria um paiol. De fato, os policiais encontraram armas na residência: diversos fuzis e pistolas, ainda não contabilizamos, além de munição, carregadores e outros materiais.

Em dezembro do ano passado, Marcelo foi localizado na cidade de Encarnación, a 365 quilômetros de Assunção. A prisão foi resultado de uma ação conjunta da Subsecretaria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Rio, da Polícia Federal brasileira no Paraguai, da Senad, da Polícia Nacional do Paraguai e da agência americana de combate às drogas (DEA).

Marcelo Piloto é dono de uma extensa ficha criminal. É acusado de homicídio, tráfico de drogas e associação para o tráfico, latrocínio e roubos. De acordo com as investigações, ele estava escondido há anos no Paraguai, local de onde remetia armas, drogas e munição para abastecer as favelas dominadas pelo Comando Vermelho.