Acabou a revoada? PF apreende 23 “narcoaviões” na fronteira com o Paraguai. Isso até parece brincadeira

Como em uma verdadeira revoada de passáros, 23 aviões usados pelo tráfico de drogas, mais conhecidos como “narcoaviões”, foram apreendidos pela Polícia Federal nesta quinta-feira (06), em Ponta Porã (MS), como parte da “Operação Cavok” para desarticular a estrutura financeira das quadrilhas que agem na região de fronteira do Paraguai com Mato Grosso do Sul. A ação foi batizada com esse nome porque a sigla Cavok (Ceiling and Visibility OK) é utilizada no meio aeronáutico para definir boas condições de voo.

A 1ª Vara Federal de Ponta Porã expediu 21 mandados de prisão, de busca e apreensão e de confisco de bens, incluindo, além dos narcoaviões, três fazendas na faixa de fronteira e um apartamento de luxo. Pelo menos 110 policiais federais estão envolvidos na operação, que tem apoio do Saeg (Serviço Aéreo do Estado de Goiás), da Polícia Militar de Goiás, e da Deco (Delegacia de Combate ao Crime Organizado), da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul. Até o momento já foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva – um em Goiânia (GO) e outro em Ponta Porã (MS).

A “Operação Cavok” é fruto do desdobramento de investigações em novembro do ano passado feitas pela Polícia Nacional do Paraguai, que interceptou na região conhecida como Fortuna Guazú uma aeronave transportando 130 quilos de cocaína. O Centro Integrado de Operações de Fronteira de Foz do Iguaçu (PR), Receita Federal do Brasil, por meio do Núcleo de Pesquisa e Investigação de Campo Grande, e Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), além da Polícia Nacional Paraguaia e do Ministério Público paraguaio, apoiam as investigações.