Abre ou fecha? Um rolo só! Fronteira de Ponta Porã com o Paraguai não deve ser reaberta

A fronteira de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, com Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul, pode continuar fechada por causa da pandemia mundial do novo coronavírus (Covid-19). No entanto, segundo o ministro paraguaio Federico Gonzáles, a Ponte da Amizade, localizada na fronteira entre Ciudad del Este (PY) e Foz do Iguaçu (PR), será reaberta nesta quinta-feira (15), prazo dado pelos presidentes Jair Messias Bolsonaro (Brasil) e Mario Abdo (Paraguai).

Federico também ressaltou que reabrir Pedro Juan Caballero está no pacote de regiões a serem reabertas, mas não garantiu. “A abertura da fronteira começa em outubro com a Ponte da Amizade. Está sendo negociado para incluir também Pedro Juan e Salto del Guairá”, disse o novo chanceler, que assumiu no Palácio de López. Ele confirmou que o objetivo é que essas e outras duas cidades fronteiriças com o Brasil também abram na mesma data e que o governo “não dorme” para tornar isso uma realidade.

A presença de Jair Bolsonaro para cerimônia nesta quinta-feira está descartada, no entanto, o encontro com Mario Abdo deve acontecer nas próximas semanas. O Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, em Luque, cidade que integra a grande Assunção, capital do Paraguai, voltará a funcionar em 21 de outubro, reiniciando com voos regulares.

Sobre as fronteiras com a Argentina, González esclareceu que as relações com aquele país são excelentes, mas as autoridades consideram que ainda não há condições para permitir a entrada. A proposta de reabertura já foi feita pelo Paraguai, mas agora depende de aprovação daquele país.

Outra missão de Federico González é a renegociação do anexo do tratado da Itaipu Binacional, que já tem uma equipe de profissionais trabalhado. Deverá ser incluído o conselheiro Jepffrey Sachs. Caso se confirme a não reabertura da fronteira do Paraguai com o Brasil na região de Pedro Juan Caballero, os comerciantes já ameaçam um novo protesto.

Vai vendo!!!!