“A Black Fraude pode pegar você”! Procon promete estar nas ruas para orientar o consumidor. Resolvo?

Nesta sexta-feira (29), é o “Dia D” da “mega-promoção” batizada de Black Friday, mas, na grande maioria dos casos, o evento está mais para Black Fraude, pois o número de golpes aplicados pelos comerciantes extrapola o limite do aceitável.

De olho nisso, o Procon colocará, a partir das 7 horas, equipes nas ruas centrais e nos shoppings da Capital para atender o cidadão que tiver dúvidas ou problemas a serem encaminhados, em tempo real.

A ordem é orientar os consumidores a tomarem todas as precauções e verificarem se, realmente, trata-se de promoções confiáveis ou se há possibilidade de cair em alguma armadilha.

A intenção do órgão do consumidor é evitar que as pessoas adquiriram objetos “pela metade do dobro” do preço, quando fornecedores reajustam os valores para “maquiar” descontos.

O Procon alerta que ainda há tempo para passar pelas lojas que comercializam o item pretendido e o fotografar ou, de alguma maneira, registrar o preço atual para depois avaliar se, realmente, está conseguindo algum benefício, e se a loja está realizando o que promete.

Outro fator que deve chamar a atenção dos consumidores trata-se das compras virtuais. A orientação é que os pretensos compradores fiquem atentos para não caírem em armadilhas. Para isso nunca deixem de se certificar que o site é confiável.

Uma das primeiras providências é verificar a existência de um ícone de cadeado em algum lugar da página inicial. Além disso, para ficar mais seguro o consumidor pode acessar o site do Procon Estadual onde consta uma lista de sites não confiáveis.

Fiquem de olho consumidores