Doleiro brasileiro que está foragido tem mais de 150 propriedades em áreas nobres no Paraguai

Horácio Cartes, presidente do Paraguai e Dario Messer

Mais de 150 propriedades estão listadas em nome do fugitivo Darío Messer, suas empresas e seus parceiros no Paraguai. O “amigo da alma” do presidente Horacio Cartes e processado por lavagem de dinheiro no Paraguai e no Brasil montou uma rede imobiliária em quase todo o País.

Coisa monstruosa!
Ele está desaparecido há quase um mês.

O som incessante de edifícios imponentes inunda grande parte da avenida Santíssima Trindade. A paisagem mudou profundamente nos últimos anos em um dos bairros mais tradicionais da capital. As casas de família com grandes pátios deixaram espaço para enormes torres de apartamentos.

Hoje há poucos espaços deixados não construídos naquela área de Assunção. Na esquina da Santísima Trinidad e Capelães do Exército na Campanha é uma dessas exceções. Enquanto do outro lado da avenida, ao lado da propriedade do icônico e lembrado Pavetti Park, três torres com 122 apartamentos em ascensão de luxo em um empreendimento que envolveu o grupo de negócios do Presidente da República, cruzando o asfalto são duas áreas em conjunto em uma espécie de “L” e que tem saída para ambas as ruas.

Aqueles que passam ou param no mercado localizado naquele canto nunca viram um certo Darío Messer em pessoa, conhecem-no apenas pelo nome e pelas fotografias publicadas nas últimas semanas na imprensa. Menos ainda sabem que esta terra coberta por ervas daninhas é propriedade do amigo fugitivo do Presidente da República.

Segundo dados do Serviço Nacional de Cadastral (SNC), os lotes 2 e 5 do bloco 552 da zona 15 de Assunção têm uma área total de 944 metros quadrados. Esses lotes são de propriedade da Matrix Realty SA, empresa criada em 2013 por Darío Messer e na qual tem como sócio Juan Pablo Jiménez Viveros, primo do Presidente Cartes.

Essa área viu como o valor das propriedades vem aumentando nos últimos anos. O preço atual é de 500 dólares por metro quadrado. Ou seja, em uma única propriedade, a Messer investiu quase US $ 500.000.

Um dos muitos

Mas isso está longe de ser a única propriedade listada em nome da empresa de Messer na área exclusiva. Seis quarteirões de distância, na Calle Marina Capitão Domingo Antonio Ortiz -a uma das Molas Lopez Avenue, o “cambista de cambistas” possui dois outros lotes coladas 17 e 18 da superfície do bloco 714 15 da capital, que totalizam 922 metros quadrados,

Segundo dados de Registros Públicos e Cadastro, a Messer acrescenta através de suas empresas e parceiros um total de 152 propriedades em todo o Paraguai. Somente em Assunção há um total de 13 lotes que aparecem em nome da Messer e de suas empresas. Dez deles estão localizados no distrito de Santíssima Trindade e outros três no distrito de Recoleta.

Segundo dados da justiça brasileira, para lavar cerca de 100 milhões de dólares pagos em propinas e subornos ao ex-governador carioca Sergio Cabral (preso, com sentenças que chegam a 100 anos).

No Paraguai, a Messer criou uma rede de empresas para distribuir seu dinheiro. Fonte: ABC Color