Polícia do Paraguai encontra pista clandestina de avião e apreende maconha e dinheiro dentro de fazenda

Os agentes da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) descobriram uma pista clandestina para pousos e decolagens de aviões dentro de uma propriedade rural de onde eram embarcadas cargas de maconha com destino à Argentina. Pelo menos oito pessoas foram presas na operação, sendo que a ação policial teve uma intensa troca de tiros.

O ministro da Senad, Hugo Vera, disse que a operação começou às 5 horas desta quarta-feira (29) em uma fazenda localizada entre o distrito de San Pedro del Paraná e o Departamento de Caazapá. No local, os agentes encontraram dois aviões estacionados e outro que estava prestes a pousar, mas o piloto, percebendo a intervenção, preferiu subir de novo e se afastar do local.

Hugo Vera explicou que teve um tiroteio com os traficantes de drogas e muitos conseguiram fugir em quatro caminhonetes, exceto uma que capotou e pelo menos oito suspeitos foram presos. No local, os policiais encontraram maconha, cerca de 912 quilos, e uma grande quantidade de dinheiro, a maioria dólar, que totalizaram US$ 510 mil.

Ele ressaltou ainda que essa organização criminosa envia grandes quantidades de maconha para a Argentina. Estima-se que eles faziam de quatro a cinco voos semanais, com embarques de até 400 quilos da droga por avião. Eles também circulam para o país vizinho por terra.

No âmbito desta operação, denominada “Irmãos”, foram realizadas incursões simultâneas em outras seis propriedades. É um trabalho em conjunto com as autoridades argentinas. Ainda de acordo com a Senad, na propriedade operava “a maior estrutura de embarque de maconha e cocaína estabelecida no sul do Paraguai, área estratégica para chegar à Argentina, Uruguai e Chile”.

As autoridades paraguaias afirmam que o esquema era liderado pelos irmãos Wilfrido Bareiro Vargas, 38 anos, e Rigoberto Bareiro Vargas, 30 anos. Eles seriam os condutores dos dois caminhões que foram abandonados após uma perseguição e tiroteio.

Aparentemente, os irmãos Bareiro Vargas se esconderam em uma montanha, onde não podiam ser localizados por dezenas de soldados e agentes especiais do Senad que sitiavam a área. Um desses veículos abandonados supostamente transportou os 912 quilos de maconha que foram apresentados como evidência.

O Senad, por outro lado, relatou a prisão de um “secretário” da organização, identificado como Éver Vargas. De acordo com o relatório dos agentes especiais, um avião que estava prestes a pousar na área retomou o voo depois que seu piloto percebeu o procedimento, que por sua vez foi apoiado por um helicóptero que não conseguiu fazer nada para derrubar a aeronave suspeita .

Uma vez na fazenda, a delegação encontrou US$ 510 mil em dinheiro, o que só seria parte do que os irmãos cobravam pelos últimos envios de drogas para os países da região. Dois aviões pequenos também foram apreendidos e agora serão catalogados.